3 dicas para manter o MEI regularizado

Neste início de ano, os microempreendedores individuais (MEIs) devem estar atentos às suas obrigações fiscais para garantir a regularidade das atividades da empresa, veja 3 dicas para manter o MEI regularizado.

Embora o regime simplificado ofereça muitos benefícios, como valores fixos e baixa tributação, há certos prazos e procedimentos que o MEI deve cumprir.

“A conformidade com os compromissos fiscais e legais garante tranquilidade ao empreendedor, evitando multas e auxiliando no crescimento dos negócios. Por isso, é preciso ficar ligado desde o começo do ano para se manter em dia com mensalidades e taxas”, comenta Luan Stocco, CTO da vhsys, empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online.

Abaixo, confira algumas dicas para manter o seu MEI regularizado no início do ano!

1. Preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI)

A primeira e mais importante rotina é preencher a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que deve ser entregue até o último dia de maio. Esse documento tem a função de informar à Receita Federal o faturamento do MEI no ano anterior, e, mesmo que o empreendedor não tenha gerado receita, a declaração precisa ser realizada com o valor zero, garantindo que o negócio se mantenha regular.

2. Transição de regime tributário em caso de faturamento elevado

Caso o MEI ultrapasse o teto de R$ 81 mil no ano anterior, será necessário realizar a transição para outro regime tributário, como o Simples Nacional. Essa mudança demanda um planejamento adequado e o acompanhamento de um contador para ajustar a tributação e garantir que a transição seja feita de maneira correta.

3. Pagamentos mensais e regularidade fiscal

Os profissionais também precisam estar em dia com os pagamentos mensais das contribuições, que englobam o INSS e outros impostos devidos, conforme a categoria de atividade. Os valores das guias são fixados até o dia 20 de cada mês, e o não cumprimento desse prazo pode acarretar multas e juros, além de prejudicar a situação fiscal da empresa.

“Estar em dia com esses compromissos garante que o empreendedor aproveite ao máximo os benefícios da formalização, como acesso a linhas de crédito, segurança previdenciária e credibilidade no mercado. Organização, atenção aos prazos e conhecimento das regras são os pilares para começar e manter o negócio com o pé direito”, finaliza Luan Stocco.

Fonte: https://www.giromarilia.com.br/edicase/3-dicas-para-manter-o-mei-regularizado/

3 thoughts on “3 dicas para manter o MEI regularizado”

  1. This is the best tour on the east coast! It was amazing how many places we visited and what great memories we made!

  2. This was not our first time going to here. It is a great place to shop not too far from New York. We took the bus from Port Authority and traveled through the countryside to get there.

  3. We always stay at here when in town. The location is great, staff is wonderful and we love the overall feel. Beautiful view from the here.

Add a Comment

Your email address will not be published.

Entre em contato

Transforme agora mesmo o rumo da sua empresa!
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Anitta Contábil
Olá
Podemos ajudá-lo?